Malha fina: o que é e como evitar que sua empresa caia nessa armadilha fiscal
- Portho Contábil
- 19 de mar.
- 2 min de leitura

Malha fina: o que é e como evitar que sua empresa caia nessa armadilha fiscal
Cair na malha fina é o pesadelo de muitos empresários e profissionais liberais. Além de causar dor de cabeça, atrasos em restituições e possíveis autuações, o problema geralmente é resultado de erros simples que poderiam ser evitados com uma boa contabilidade.
📌 O que é a malha fina?
A malha fina acontece quando a Receita Federal identifica inconsistências, omissões ou divergências nas informações declaradas pelo contribuinte — seja pessoa física ou jurídica.
Essas falhas podem levar o Fisco a reter declarações, solicitar esclarecimentos ou até mesmo aplicar multas e penalidades.
✅ Como evitar a malha fina?
💡 1. Declare corretamente todas as receitasEsconder ou esquecer receitas, por menores que sejam, pode levantar suspeitas. É fundamental declarar tudo o que entra, de forma transparente.
💡 2. Pague os impostos em diaO atraso ou não pagamento de tributos pode gerar pendências e cruzamentos negativos nos sistemas da Receita.
💡 3. Revise todas as informações antes de enviarIncompatibilidades entre dados declarados e informações de terceiros (como bancos, clientes ou fornecedores) são motivos comuns para cair na malha fina. Revise tudo com cuidado — ou conte com um contador especializado.
🔹 Evite dores de cabeça com o Fisco: conte com a Portho Contábil
Na Portho Contábil, nossa equipe acompanha de perto todas as obrigações fiscais da sua empresa para garantir que tudo esteja 100% em conformidade com a Receita Federal.
Mais do que cumprir prazos, entregamos segurança, planejamento e tranquilidade para você focar no que realmente importa: crescer.
📍 Portho Contábil – Brasília, DF📞 (61) 3034-6585 | 📱 (61) 99832-8049🌐 porthocontabil.com.br
Quer evitar problemas com o Leão?➡️ Deixe sua contabilidade com a Portho Contábil — e durma tranquilo.
Comments