A contabilidade é um serviço que se diferencia de muitos outros por uma característica essencial: não é possível prestar um bom serviço se não houver uma parceria real e uma contrapartida do cliente. Diferentemente de outros profissionais que, mesmo quando recebem poucas informações para servirem de insumo ao serviço que será prestado, tem a possibilidade de produzir um trabalho de qualidade por outras fontes, o contador é refém das informações que serão transmitidas pelo cliente. Ou seja, não há condições de o contador chegar a um resultado satisfatório e prestar um serviço de qualidade sem ser alimentado por informações completas, precisas e no tempo certo.
Em verdade, o contador deve ser visto como parte da equipe de trabalho da sua empresa, mesmo que seja um serviço terceirizado. Pensando em fortalecer esta parceria, abordamos neste conteúdo por que é importante estar em dia com sua assessoria contábil, que nada mais é do que estar em dia com os compromissos e interesses da sua própria empresa, concorda?!

Contadores não tem bola de Cristal: você é a fonte das informações

Absolutamente, a contabilidade não consegue fazer um bom trabalho se a empresa assessorada fornece documentos incompletos, incorretos e fora dos prazos ou, até mesmo, nem envia as informações. Por mais que seu contador se esforce muito para te ajudar, ele não possui uma bola de cristal, nem poderes mágicos. Os prejuízos mais comuns decorrentes destas faltas são o cálculo incorreto de impostos e multas por presunção de sonegação, multas por falta de entrega de declarações importantes e multas por retificação de declarações. O risco de ter de arcar com uma dessas penalidades legais, se você não se compromete na parceria com sua assessoria contábil, é algo que você deve levar em consideração, e não adianta achar que o seu contador vai conseguir te livrar destas penalidades, por mais que ele tenha toda a boa vontade do mundo.

Tempo é dinheiro para todos os envolvidos

O tempo que você não dedicar em construir uma documentação e registro de qualidade das informações contábeis da sua empresa e a enviá-las dentro dos prazos para a sua contabilidade vão te fazer perder dinheiro mais adiante, seja por uma penalidade, seja porque, mais cedo o mais tarde, você vai ter que ajeitar a documentação ou pagar a uma contabilidade para que ajeite para você. Quando sua empresa contrata um serviço de assessoria contábil, está pagando um valor fixo por todo o serviço que, para a contabilidade contratada, se diluirá nas horas gastas para atender a sua empresa. Isto significa que se você não colabora com a sua assessoria contábil, também gera dispêndio para ela, pois tempo é dinheiro para todos os envolvidos. Infelizmente, quando o cliente não tem uma parceria real com sua assessoria contábil, não se importa se todas as suas ações aumentam o gasto de horas necessárias para a prestação dos serviços contábeis. Mas este não é o pensamento correto, visto que, se o serviço fosse feito por sua própria equipe, ele se comprometeria em otimizar os recursos. Neste ponto, acreditamos que o coerente é não ser o cliente que você não gostaria de ter, não é verdade?!

Se você se identificou com este conteúdo, mas está com dificuldades de estar em dia com sua assessoria contábil, teremos todo o prazer em te orientar a como ter seus documentos perfeitamente em ordem e ser um ótimo parceiro para o seu contador. Lembre-se que, em um mercado escasso, empresas parceiras sempre terão mais força para superar as crises!

Olá! eu sou a Cristiane, como posso lhe ajudar? Clique novamente no ícone do whatsapp para iniciar uma conversa!
Powered by

Share This

Share this post with your friends!