Nenhuma empresa funciona sem o departamento de recursos humanos. Os trabalhadores são o elemento comum de qualquer empresa, além de serem essenciais para o desenvolvimento de qualquer negócio. Há muitos aspectos que nós devemos levar em consideração quando pensamos nesse importante departamento da empresa. Por isso, é conveniente — e altamente recomendado — conhecer as principais funções e atividades que nos permitirão orientar e dirigir os nossos funcionários, sem se envolver em uma gestão de RH complicada. Veja como estruturar o RH da sua empresa no nosso post de hoje!

Quais os objetivos do departamento de RH?
O objetivo de organização do RH é analisar, selecionar, avaliar e monitorar os recursos humanos da empresa. Para fazer isso, você deve elaborar e definir as funções, tarefas, responsabilidades e perfil de cada trabalho a ser executado, bem como política de recrutamento, seleção, formação e motivação. Além disso, os canais de comunicação com os trabalhadores e as políticas de detecção e de resolução de conflitos devem ser estabelecidos.

Planejamento, recrutamento e seleção
Ao estruturar o RH da empresa, deve-se definir qual é a necessidade de pessoal, o tipo de perfil a ser contratado, os tipos de contratos que serão feitos e, em última análise, o custo de contratar o candidato mais adequado para o trabalho e para a empresa.
Você sabia que o custo de uma demissão chega a mais de 8 vezes o salário do funcionário demitido?
Incluindo custos de desperdiçados em treinamentos, queda da produtividade do setor, desperdício do tempo no processo seletivo e custos de rescisão. A contratação errada é um grande vilão do desempenho da sua empresa, mas agora você tem o apoio do AVALIARPERFIL. Conheça o AVALIARPERFIL, uma ferramenta DISC de perfil comportamental que vai resolver o quebra-cabeça e colocar a pessoa certa no lugar certo na sua empresa.

Treinamento de pessoal
Esse departamento é o responsável pela formação relacionada ao trabalho de todos os funcionários, além de gerenciar tudo o que diz respeito à segurança dos trabalhadores. A necessidade de estabelecer uma política de formação e programas que ajudem tanto a manter e aumentar o conhecimento, assim como desenvolver a motivação, fará a empresa sobreviver nesses tempos de crise.

Remuneração
Ao estruturar o RH da empresa, devemos prever que o sistema de recompensa tem um grande impacto, tanto para atrair como para reter o pessoal. A política de remuneração define uma base caso a caso, considerando-se o talento, empenho e níveis de qualificações de cada pessoa.

Organograma
O objetivo desta seção é organizar o pessoal da empresa, independentemente do tamanho da mesma. Se a sua empresa começar com 3 funcionários, por exemplo, deve-se criar um quadro organizacional a fim de estruturar as áreas de pessoal da empresa, atribuindo a cada posição, funções, tarefas e responsabilidades individuais. Tal organização deverá ser estruturada por funções, áreas ou departamentos (administração, vendas, técnica, produção, etc.), a fim de especificar cada trabalho. Além disso, se necessário, cada função pode ser dividida em subáreas. Essa organização determina, portanto, a delimitação funcional da empresa: suas áreas, relações, hierarquia e dependência com relação a outros setores da empresa.

Embora existam muitas outras funções num departamento de RH, por agora, você já está mais atento ao que é necessário para começar a estruturar o RH da sua empresa. Não importa o tamanho que ela tenha. Deve-se prestar atenção que não é uma questão de grandes investimentos e sim de compreender a importância do fator humano em qualquer organização.

Fonte: Daexe (www.daexe.com.br)

Olá! eu sou a Cristiane, como posso lhe ajudar? Clique novamente no ícone do whatsapp para iniciar uma conversa!
Powered by

Share This

Share this post with your friends!